Carregando...

Saúde de Americana participa de seminário do TCU sobre financiamento e sustentabilidade do SUS

Publicada em 31 de Agosto de 2026 às 16h48
Saúde de Americana participa de seminário do TCU sobre financiamento e sustentabilidade do SUS

Saúde de Americana participa de seminário do TCU sobre financiamento e sustentabilidade do SUS



Representantes da Secretaria de Saúde de Americana participam, nesta segunda (31) e terça-feira (1º), do seminário "SUStentabilidade: financiamento da saúde e as redes de atenção", realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na sede do órgão, em Brasília (DF). O evento reúne gestores, especialistas e representantes de instituições ligadas à saúde para discutir desafios relacionados ao financiamento e à organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estão presentes no encontro o secretário adjunto de Saúde de Americana, Fábio Joner, e as integrantes do Núcleo Técnico de Apoio à Gestão da pasta, Antônia Siqueira e Giovana Bonanni. O primeiro dia de debates contou também com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Entre os temas abordados no seminário, estão discussões sobre o modelo de financiamento e sua relação com as redes de atenção à saúde; critérios de divisão dos recursos; desafios da regionalização conforme a estrutura federativa brasileira; e organização e maturidade das redes de atenção à saúde. Os debates reúnem experiências de diferentes regiões do país e abordam, também, assuntos como a integração dos serviços, a regionalização da assistência, a atuação dos hospitais de pequeno porte e o papel das organizações de saúde na estruturação das redes.

"É muito importante participar de um seminário como esse, que discute a sustentabilidade do SUS, a governança e a eficiência na gestão da saúde pública. É também uma excelente oportunidade de trocarmos experiências com gestores, especialistas e órgãos de controle de todo o país. Esses debates contribuem para aprimorar a gestão e buscar soluções que fortaleçam os serviços oferecidos à população", avaliou Joner.

O seminário é promovido pelo TCU em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).



Texto: Rafael Siviero (MTb 88.159), com informações do TCU